Reunião viabiliza parceria da prefeitura de Teresina com AFD para contrato de R$ 234 milhões

O termo de cooperação para a viabilização do Observatório do Transporte de Teresina, foi assinado nesta segunda feira (8) no Palácio da Cidade, pelo prefeito Dr. Pessoa e com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

Através do uso de tecnologias inovadoras por meio de blockchain, o Observatório do Transporte de Teresina tem como objetivo trazer soluções para o transporte público.

“Em parceria com os franceses, vamos fazer como Juscelino Kubitscheck: em 4 anos vamos fazer o que faltou em 40”. Destacou Dr. Pessoa.

O Cônsul Geral da França no Nordeste, Hugues Fantou, confirmou a projeção feita por Pessoa. Ele destacou que além de transportes, o projeto prevê ações contra alagamentos e obras na cidade.

Fantou ressaltou que a Agência tem condições de flexibilizar ou aumentar a operação a fim de cobrir os investimentos necessários.

O valor da operação de crédito será de R$ 234 milhões de reais.

foto: Cidade Verde

No decorrer do dia, houve também a reunião “Go No Go”, que contou com a participação das empresas parceiras no projeto (Systra e UNIFOR), e com a equipe do projeto “Teresina 2030”.

No encontro foram sanadas dúvidas sobre os próximos passos do Observatório e sobre o inicio do Open Innovation, evento que irá contar com diversos atores para desenvolvimento de ferramentas, que vão ajudar a optimizar o transporte público.

O Observatório do Transporte de Teresina, faz parte do Projeto de Desenvolvimento Integrado Teresina 2030 que prevê ações para áreas como saneamento básico, mobilidade urbana, requalificação habitação, equipamentos para inovação, arborização e eficiência energética.

Os recursos devem ser investidos em ações integradas tanto na zona urbana quanto na rural.

Compartilhe:

Últimas Notícias