O início de tudo: a assinatura de cooperação

O dia 03 de abril de 2019 marcou o nascimento do Observatório do Transporte de Teresina. Tudo começou com a Assinatura do Termo de Cooperação de longo prazo que, consolidando a parceria entre a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e a Prefeitura de Teresina, deu-se o principal passo para o início de um projeto que tem por objetivo aproximar a sociedade de processos de tomada de decisão na gestão pública. Este projeto propõe a criação de um comitê e, como diferencial, o uso da tecnologia blockchain para promover a transparência da gestão e aumentar a eficiência da operação do transporte público de Teresina.

Gabriela Uchôa, coordenadora da Agenda Teresina 2030, destacou, na ocasião, a contribuição do projeto para resolver os gargalos através de tecnologia, do incentivo a participação social e criando indicadores do transporte público.

O projeto tem financiamento externo da ordem de 500 mil euros e foi um dos 16 projetos aprovados na América Latina e um dos 2 únicos do Brasil. Aqui, apenas a cidade de Santos, em São Paulo, também foi agraciada.

Estiveram presentes na reunião o Prefeito Firmino Filho; Gabriela Uchôa, coordenadora da Agenda Teresina 2030, Phillipe Balduin, Diretor Geral Adjunto da AFD, entre outros.

Compartilhe:

Últimas Notícias