Mobilidade Urbana no Brasil

A mobilidade urbana é um conceito bastante discutido nas políticas públicas que envolvem o planejamento das cidades. Trata-se do modo como a população urbana se locomove pelos espaços geográficos urbanos, além de interferir diretamente no bem-estar social da população.

No Brasil, a mobilidade urbana enfrenta grandes problemas. O crescimento da população, principalmente nos grandes centros urbanos, ocasionou o aumento de veículos individuais, somado a isso, o desenvolvimento dos transportes coletivos, nos últimos anos, foi menor que o esperado. Na grande São Paulo, por exemplo, aproximadamente 5 milhões de pessoas viajam de ônibus todos os dias, enquanto 4 milhões utilizam o metrô para se locomoverem, e veículos privados já somam 7 milhões.

Adotar alternativas de desenvolvimeno sustentável é o caminho para melhorias na mobilidade urbana. Incentivo ao uso de diversos transportes (ônibus, bicicleta, motocicletas) e às caronas coletivas, melhorias nos transportes público, construção de ciclovias e ciclofaixas, além da integração de meios de transporte através de bilhetes únicos são algumas medidas que podem ser tomadas para melhorar o tráfego nas cidades.

Compartilhe:

Últimas Notícias